sábado, 8 de agosto de 2015

FOLCLORE



JUSTIFICATIVA
               
Atualmente, o brincar nos espaços de Educação Infantil é reconhecido pela sua importância para o desenvolvimento do imaginário infantil. E sendo o ato de brincar o principal modo de expressão da infância, uma vez que brincando as crianças aprendem a viver e a se desenvolver de forma lúdica e prazerosa o Folclore, com conteúdos de uma singular riqueza, torna-se agente facilitador para o resgate da cultura popular brasileira, possibilitando um trabalho pedagógico marcante para o currículo dedicado à criança. Nada mais justo do que o desenvolvimento de um projeto de trabalho que partindo da riqueza cultural contida nos conteúdos e brincadeiras folclóricas propicie a vivência da diversidade cultural e uma aprendizagem motivadora e facilitadora às múltiplas linguagens na Educação Infantil.


OBJETIVO GERAL
Desenvolver a cultura do brincar na creche, reconhecendo a importância das brincadeiras folclóricas como promotoras da cultura na Educação Infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø  Resgatar o valor cultural das brincadeiras folclóricas;
Ø  Desenvolver o imaginário infantil;
Ø  Socializar-se com os colegas;
Ø  Ampliar o repertório de brincadeiras que conhecem;
Ø  Brincar de forma prática, simbólica e com jogos de regras;
Ø  Vivenciar o prazer do brincar;
Ø  Desenvolver a autonomia;
Ø  Construir o conhecimento do folclore brasileiro através da participação e vivência real nas brincadeiras;
Ø  Desenvolver a imaginação;
Ø  Estimular a linguagem oral e a coordenação viso motora.

CONTEÚDOS ABORDADOS:
  •   Folclore;
  •   Respeito,
  •   Tipos de brincar: prático, simbólico e jogos de regras;
  •   Brincar livre.

METODOLOGIA
Atividades com brinquedos e artesanato:
·         Confecção de brinquedos: bonecas de pano; bonecos de papel; brinquedos com cordão; realização de oficinas na sala de aula para confecção de fantasias com folhas de papel, jornal, papel crepom, tampinhas, garrafas pet, sacolinhas plásticas. Também pipas, pé na lata; telefone sem fio, boliches; cavalos de pau; confecção de brinquedos de casinha com caixas de papelão; confecção de bolinhas de barro; dobradura do pião; de passarinhos, bolas de meia; perna de pau, confecção de marionetes; confecção de petecas; confecção de dedoches com personagens folclóricos; confecção do bumba-meu-boi (com caixas de papelão e embalagens de amaciantes /desinfetantes.
 Atividades com Roda/Música:
Brincadeira com cantigas de rodas: Três, três passará; Dona Miné, Sou Mineira de Minas; Demaré-dé-ci; Fui no tororó; Saia piaba; Escravos de Jó; bambeia pião; etc; Atirei o pau no gato; Concentração; O castelo pegou fogo; Ciranda, Cirandinha; Laranja madura; Morava na areia; Trabalhar com os acalantos e cantigas de ninar e outras.

Brincadeiras comuns da infância: anelzinho; boca de forno; caiu no poço; pique bandeira; esconde-esconde; bolinha de gude; pega-pega; Chicotinho queimado; brincar de curral; pula corda; elástico, estátua; pula carniça; cabo-de-guerra; Lá vaia a bola; coelhinho na toca, coelhinho saia da toca; amarelinha; desfile de fantasias produzidas pelas crianças; desfile de personagens folclóricos; brincar de 5 pedrinhas (três Marias); brincar de bola ( usando diferentes tipos de bola: couro, plásticos, meia, gude, barro); confecção de cornetas (de talos de mamão, bambu, mamona; brincar de aviãozinho de papel; brincar com marionetes; brincar de faz de conta (de casinha, de professora; de lavadeiras, com diferentes profissões); brincar de pular corda; brincar de jogar petecas; brincar de fazer bolinhas de sabão; brincar de cozinhado; brincar com brinquedos de sucatas; brincar de cavalinho, corrida de ovo na colher; corrida de saco; cabra cega, queimado, manja, esconde-esconde, Tá pronto seu lobo? etc.
 Roda de história/ linguagem:
Brincadeira de advinha; parlendas, trava-línguas (na rodinha) e/ou usando a caixa surpresa;
Contação de piadas;
Exibição de imagens com personagens folclóricos;
Exibição de vídeos relacionados;
Contação de lendas (com diferentes personagens folclóricos) casos com Lobisomem, Mula sem cabeça; Casos com o pai da mata (Curupira); Caipora; Mulher de sete metros; Mãe d’ água;
Brincar com a caixa surpresa com objetos folclóricos;
Contação de histórias usando os fantoches e dedoches produzidos com as crianças;
Brincar de mímicas (imitar personagens folclóricos)
MAIS SUGESTÕES
Atividades com culinária nordestina: Receitas: Ingredientes/Modo de fazer (trabalhar com a receita, medidas; sólidos e líquidos da receita e preparo) afixá-las na sala: Cocada, paçoquinha; biscoitinhos de nata; bolo e mingaus (de tapioca, aipim, milho), etc.
Atividades com a medicina nordestina: trabalhar com: classificação, seleção; exploração de cheiro, formatos, texturas das folhas, nomes e utilidades das ervas usadas no nordeste para a cura de doenças ou problemas de saúde.
Trabalhar com as receitas dos chá;
Produção dos Chás com as crianças - de: cidreira, erva doce; capim santo; melissa; camomila; etc;
Degustação dos chás produzidos pelas crianças (realização da manhã e/ou tarde do chá);
Atividades com danças: frevo, forró, xaxado; capoeira; maculêlê; bumba meu boi; dança das fitas, samba, pagode; axé merengue, carimbo.
RECURSOS: Todos os recursos necessários (brinquedos diversos produzidos com as crianças/pais); TV, DVD, mídias de CD e DVD; brinquedos industrializados; brinquedos e materiais diversos.
CULMINÂNCIA: O projeto culminará com a realização de uma exposição de todos os materiais produzidos com as crianças; desfile de personagens dos mitos folclóricos e apresentação de contos nas tendas da literatura.
AVALIAÇÃO: O desenvolvimento do projeto será acompanhado pela equipe gestora e coordenação pedagógica, onde serão considerados e avaliados aspectos tais como: aprendizagens construção, aceitação, envolvimento das crianças, e demais sujeitos da comunidade escolar na realização das atividades propostas.



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