sexta-feira, 24 de abril de 2015

O RIO TEM HISTÓRIA E EU TAMBÉM



 

 JUSTIFICATIVA

A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a autoimagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento.

Na Educação Infantil, fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas significa ajudá-las a progredir na definição da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas.

Procuramos, então, criar um ambiente conhecido e seguro para elas, no qual todas as pessoas são chamadas pelos nomes e pouco a pouco se tornam referências.

Consideramos que as situações educativas que a criança vive na escola e a maneira como as educadoras tratam essas atuações serão muito importantes na formação dos conceitos de si mesmas.

Na escola, quando as crianças aprendem, por exemplo, a ordenar um joguinho, a brincar com carrinhos, estão também aprendendo muitas coisas sobre elas mesmas, que lhes permitem formar uma opinião sobre si.

Portanto, a construção de uma autoimagem positiva requer que, na escola, as crianças tenham experiências em situações que lhes permitam ganhar confiança em suas capacidades e que sejam vistas como crianças com possibilidades. Isso dá segurança, que é um elemento básico para atrever-se a explorar novas situações e novas experiências. É importante observar que não se trata de renunciar à exigência e ao controle, e sim, de endereçá-la a um contexto comunicativo, afetuoso e respeitoso.

“Trata-se de combinar as metas com o alento para superá-las, a correção com o encorajamento, o reconhecimento dos limites com as possibilidades.”

Com a finalidade de possibilitar aos nossos alunos um conhecimento significativo, foi criado este projeto para resgatar a identidade, que diz respeito a construção gradativa da mesma, considerando que o conhecimento dela, faz parte da ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas. Referimo-nos à construção pessoal de cada indivíduo, sem distinção ou preconceitos. A começar pelo nome, seguindo de todas as características físicas, de modos de agir, pensar e da história pessoal de cada um.

Para complementar o projeto vamos fazer um elo com a historia do Rio de Janeiro, uma vez que neste ano estamos comemorando 450 anos da nossa cidade, onde seguiremos com o tema O Rio tem história e Eu também. Portanto, ao falarmos da história do rio e da sua diversidade estaremos completando com a história de cada criança e as suas características, ressaltando que cada uma com sua individualidade compõem a nossa cidade e a deixa mais bonita.

 

 OBJETIVO GERAL

  •   Conhecer a sua história de vida apropriando-se de sua identidade, fazendo um paralelo com a história da cidade, resgatando a cultura

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 

  • Conhecer sua própria história de vida.
  • Identificar seu nome em meio a um conjunto, conhecendo seu significado.
  • Identificar a família como referência de sua história.
  • Conhecer espaços de interação (casa, escola).
  • Valorizar sua história.
  • Ter imagem positiva se si, ampliando sua autoestima.
  • Respeitar os outros indivíduos, valorizando a sua cultura e sua identidade étnico-racial.
  • Conhecer um pouco da história do Rio de Janeiro
  • Respeitar as diferenças
  • Conhecer um pouco da história do nosso bairro

 

CONTEÚDOS TRABALHADOS DURANTE O PROJETO

  • A história do nome.
  • O significado dos nomes.
  • Diferenças (étnico-racial).
  • Meios de transporte.
  • Pessoas que formam a família.
  • Diferentes tipos de família.
  • Importância da divisa de tarefas dos componentes da família.
  • História da creche.
  • A importância da creche.
  • História da cidade
  • Conservação do meio ambiente.
  • Água

 

Procedimentos

 

01.  Identidade (Quem Sou Eu?).

Objetivo: Familiarizar-se com a sua história de vida, valorizando sua identidade étnico-racial.

  •  Solicitar as famílias fotografias da criança.

Conversação e socialização das mesmas, aguçando o conhecimento prévio dos alunos em relação a sua raça (cor da pele).

  • Construção de um cartaz com as fotos

TEMA: Quem sou eu.

  •  Trabalhar a história do nome da criança, seu significado.

 

 02.  Diversidade racial (As Diferenças).

Objetivo: Desenvolver o senso crítico, através de questionamentos sobre as diferenças (étnico-racial).

·         Apresentar algumas crianças ao grupo fazendo a comparação entre elas, ressaltando as diferenças.

  • Disponibilizar revistas à turma, para que cada criança procure e recorte gravuras de pessoas. Socializar as gravuras, estimulando uma conversação sobre as diferenças (cor da pele, cabelo, altura etc.)
  • Desenho livre da criança bebê e atual;
  • A história dos nomes. Dentro do saco surpresa, a professora colocará fichas contendo os nomes das crianças. A criança irá procurar o seu nome no saco e em seguida colocará embaixo da sua foto (cartaz). Logo após à professora explicará o significado e a história do seu nome;
  • Enfeitar o nome usando sua criatividade;
  • Construção do nome de cada criança com sua participação;
  • Confecção de um cartaz, contendo crianças da várias cores e diferentes raças, que pode ser uma foto da turma (Induzir a criança a descobrir o que há de interessante no cartaz);
  •  

Obs.: Conscientizar a turma que todas as pessoas são iguais, apesar das diferenças.

  •  Trabalhar a história – Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado 1999.

 

03.  Família

Objetivo: Identificar a família como referência de sua história.

  •   Apresentação a turma de gravuras de diferentes composições de família.
  • Discutir sobre as diferenças dessas famílias.
  • Roda de conversa: Como é sua família?   È composta de quantas pessoas?  Qual o nome das pessoas que fazem parte de sua família?  Quem ajuda você a fazer as atividades de casa?  Quem trabalha para sustentar a família?
  • Comentar sobre a importância do trabalho da mulher, valorizando as mulheres que trabalham para manter a família.
  • Importância da divisão das tarefas de casa, tanto homens, como mulheres devem ajudar na organização e limpeza da casa.
  • Atividades: Desenho da família

                           Listagem dos nomes das pessoas que compõem a família.

Obs. Valorizar a imagem das pessoas que compõem a família, levando em consideração àquelas que não têm a presença do pai.

 

 04.  História da Nossa Creche

Objetivo: Valorizar a creche como um espaço que também faz parte da vida de cada um.

  • Conversa informal sobre a creche.
  • Relacionar o ambiente escolar com o ambiente familiar.
  • Apresentar todos os funcionários que trabalham na creche.
  • Valorização do espaço escolar (cuidado com as cadeiras, mesas e materiais; manter sempre a limpeza da escola e da sala, respeitar todos os funcionários).
  • Apresentar a turma à história da creche, se possível mostrar fotos antigas.

 

05. História do nosso bairro

Objetivo: Conhecer a história do nosso bairro.

·         Conversa informal sobre o bairro: como é formado, o que mais se destaca, etc.

·         Realizar pesquisas

·         Apresentar a importância da água, reforçando as ações que devemos realizar para economizar água.

·         Preservar o meio ambiente

 

06. História do Rio de Janeiro  

Objetivo: Conhecer a história da cidade, atentando para sua diversidade, refletindo sobre o respeito que devemos ter um com o outro e ainda resgatar a cultura.

·         Realizar pesquisas.

·         Observar fotos da cidade

·         Realizar registros através de desenhos, colagens, pinturas e listagens.

·         Produzir reconto.

·         Construir instrumentos musicais com material de sucata.

  • Confecção de cartazes
  •  Trabalhando as diferenças (conversação)

  • Teatro com fantoches que retratam crianças diferentes: com deficiência, cor, etc.

 

RECURSOS UTILIZADOS.

  • DVD – televisão.
  • Filmes, músicas, teatrinho.
  • Cd ‘s e som.
  • Livros de histórias.
  • Colagens.
  • Pinturas.
  • Desenhos.
  • Fotos
  • Fantoches
  • Confecção de cartazes.
  • Recortes de revistas.

 

CULMINÂNCIA DO PROJETO

Exposição dos trabalhos feitos em sala como cartazes, objetos com sucatas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário