JUSTIFICATIVA
A construção da identidade e autonomia refere-se ao
progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a autoimagem
que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar
recursos pessoais de que disponha a cada momento.
Na Educação Infantil, fomentar a aprendizagem e o
desenvolvimento das crianças pequenas significa ajudá-las a progredir na definição
da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas.
Procuramos, então, criar um ambiente conhecido e
seguro para elas, no qual todas as pessoas são chamadas pelos nomes e pouco a
pouco se tornam referências.
Consideramos que as situações educativas que a
criança vive na escola e a maneira como as educadoras tratam essas atuações
serão muito importantes na formação dos conceitos de si mesmas.
Na escola, quando as crianças aprendem, por
exemplo, a ordenar um joguinho, a brincar com carrinhos, estão também
aprendendo muitas coisas sobre elas mesmas, que lhes permitem formar uma
opinião sobre si.
Portanto, a construção de uma autoimagem positiva
requer que, na escola, as crianças tenham experiências em situações que lhes
permitam ganhar confiança em suas capacidades e que sejam vistas como crianças
com possibilidades. Isso dá segurança, que é um elemento básico para atrever-se
a explorar novas situações e novas experiências. É importante observar que não
se trata de renunciar à exigência e ao controle, e sim, de endereçá-la a um
contexto comunicativo, afetuoso e respeitoso.
“Trata-se de combinar as metas com o alento para
superá-las, a correção com o encorajamento, o reconhecimento dos limites com as
possibilidades.”
Com a finalidade de possibilitar aos nossos alunos um
conhecimento significativo, foi criado este
projeto para resgatar a identidade, que diz respeito a construção
gradativa da mesma, considerando que o conhecimento dela, faz parte da ideia de
distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas. Referimo-nos à construção
pessoal de cada indivíduo, sem distinção ou preconceitos. A começar pelo nome,
seguindo de todas as características físicas, de modos de agir, pensar e da
história pessoal de cada um.
Para complementar o projeto vamos fazer um elo com
a historia do Rio de Janeiro, uma vez que neste ano estamos comemorando 450
anos da nossa cidade, onde seguiremos com o tema O Rio tem história e Eu
também. Portanto, ao falarmos da história do rio e da sua diversidade estaremos
completando com a história de cada criança e as suas características,
ressaltando que cada uma com sua individualidade compõem a nossa cidade e a
deixa mais bonita.
OBJETIVO GERAL
- Conhecer a sua
história de vida apropriando-se de sua identidade, fazendo um paralelo com
a história da cidade, resgatando a cultura
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Conhecer
sua própria história de vida.
- Identificar
seu nome em meio a um conjunto, conhecendo seu significado.
- Identificar
a família como referência de sua história.
- Conhecer
espaços de interação (casa, escola).
- Valorizar
sua história.
- Ter
imagem positiva se si, ampliando sua autoestima.
- Respeitar
os outros indivíduos, valorizando a sua cultura e sua identidade
étnico-racial.
- Conhecer
um pouco da história do Rio de Janeiro
- Respeitar
as diferenças
- Conhecer
um pouco da história do nosso bairro
CONTEÚDOS TRABALHADOS DURANTE O PROJETO
- A
história do nome.
- O
significado dos nomes.
- Diferenças
(étnico-racial).
- Meios
de transporte.
- Pessoas
que formam a família.
- Diferentes
tipos de família.
- Importância
da divisa de tarefas dos componentes da família.
- História
da creche.
- A
importância da creche.
- História
da cidade
- Conservação
do meio ambiente.
- Água
Procedimentos
01.
Identidade (Quem Sou Eu?).
Objetivo: Familiarizar-se com a sua história de vida,
valorizando sua identidade étnico-racial.
- Solicitar
as famílias fotografias da criança.
Conversação e socialização das mesmas, aguçando o
conhecimento prévio dos alunos em relação a sua raça (cor da pele).
- Construção
de um cartaz com as fotos
TEMA: Quem sou eu.
- Trabalhar
a história do nome da criança, seu significado.
02.
Diversidade racial (As Diferenças).
Objetivo: Desenvolver o senso crítico, através de
questionamentos sobre as diferenças (étnico-racial).
·
Apresentar
algumas crianças ao grupo fazendo a comparação entre elas, ressaltando as
diferenças.
- Disponibilizar
revistas à turma, para que cada criança procure e recorte gravuras de
pessoas. Socializar as gravuras, estimulando uma conversação sobre as
diferenças (cor da pele, cabelo, altura etc.)
- Desenho
livre da criança bebê e atual;
- A
história dos nomes. Dentro do saco surpresa, a professora colocará fichas
contendo os nomes das crianças. A criança irá procurar o seu nome no saco
e em seguida colocará embaixo da sua foto (cartaz). Logo após à professora
explicará o significado e a história do seu nome;
- Enfeitar
o nome usando sua criatividade;
- Construção
do nome de cada criança com sua participação;
- Confecção
de um cartaz, contendo crianças da várias cores e diferentes raças, que
pode ser uma foto da turma (Induzir a criança a descobrir o que há de
interessante no cartaz);
Obs.: Conscientizar a turma que todas as pessoas
são iguais, apesar das diferenças.
- Trabalhar
a história – Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado 1999.
03.
Família
Objetivo: Identificar a família como referência de sua
história.
- Apresentação
a turma de gravuras de diferentes composições de família.
- Discutir
sobre as diferenças dessas famílias.
- Roda
de conversa: Como é sua família? È composta de quantas
pessoas? Qual o nome das pessoas que fazem parte de sua
família? Quem ajuda você a fazer as atividades de casa? Quem
trabalha para sustentar a família?
- Comentar
sobre a importância do trabalho da mulher, valorizando as mulheres que
trabalham para manter a família.
- Importância
da divisão das tarefas de casa, tanto homens, como mulheres devem ajudar
na organização e limpeza da casa.
- Atividades: Desenho da família
Listagem
dos nomes das pessoas que compõem a família.
Obs. Valorizar a imagem das pessoas que compõem a
família, levando em consideração àquelas que não têm a presença do pai.
04.
História da Nossa Creche
Objetivo: Valorizar a creche como um espaço que também faz
parte da vida de cada um.
- Conversa
informal sobre a creche.
- Relacionar
o ambiente escolar com o ambiente familiar.
- Apresentar
todos os funcionários que trabalham na creche.
- Valorização
do espaço escolar (cuidado com as cadeiras, mesas e materiais; manter
sempre a limpeza da escola e da sala, respeitar todos os funcionários).
- Apresentar
a turma à história da creche, se possível mostrar fotos antigas.
05. História
do nosso bairro
Objetivo: Conhecer a história do
nosso bairro.
·
Conversa
informal sobre o bairro: como é formado, o que mais se destaca, etc.
·
Realizar
pesquisas
·
Apresentar
a importância da água, reforçando as ações que devemos realizar para economizar
água.
·
Preservar
o meio ambiente
06. História do Rio de Janeiro
Objetivo:
Conhecer a história da cidade, atentando para
sua diversidade, refletindo sobre o respeito que devemos ter um com o outro e
ainda resgatar a cultura.
·
Realizar
pesquisas.
·
Observar
fotos da cidade
·
Realizar
registros através de desenhos, colagens, pinturas e listagens.
·
Produzir
reconto.
·
Construir
instrumentos musicais com material de sucata.
- Confecção
de cartazes
- Trabalhando
as diferenças (conversação)
- Teatro
com fantoches que retratam crianças diferentes: com deficiência, cor, etc.
RECURSOS UTILIZADOS.
- DVD
– televisão.
- Filmes,
músicas, teatrinho.
- Cd
‘s e som.
- Livros
de histórias.
- Colagens.
- Pinturas.
- Desenhos.
- Fotos
- Fantoches
- Confecção
de cartazes.
- Recortes
de revistas.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Exposição
dos trabalhos feitos em sala como cartazes, objetos com sucatas.
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