Justificativa
A
educação em valores, que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana,
no trabalho, na escola, nas manifestações culturais, nos movimentos e
organizações sociais, é uma questão fundamental da sociedade atual.
Entre as diferentes ambiências humanas, a escola tem sido historicamente, a instituição escolhida pelo Estado e pela família como o melhor lugar para o ensino aprendizagem dos valores, de modo a cumprir, em se tratando de educação para a vida em sociedade, a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho.
Sendo assim, caberá às instituições de ensino a missão de ensinar valores no âmbito do desenvolvimento moral dos educandos, através da seleção de conteúdos e metodologias que favoreçam temas transversais (justiça, solidariedade, ética etc.), presentes em todas as matérias do currículo escolar, utilizando-se, para tanto, de projetos interdisciplinares de educação em valores, aplicados em contextos determinados, fora e dentro da escola.
Objetivo Geral
Desenvolver a concepção de valorização da vida humana, relacionando a
Páscoa com a Campanha da Fraternidade.
Objetivos:
·
Divulgar a Campanha da Fraternidade na atualidade das crianças, ou seja,
servindo-nos de personagens e histórias que as mesmas aprovam.
·
Desenvolver e aprofundar o espírito solidário nas crianças, para isso, a
Campanha da Moedinha, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade.
·
Escolher uma Entidade Assistencial para a doação;
·
Confeccionar os cofrinhos para a coleta das moedinhas.
Desenvolvimento
Os conteúdos
desenvolvidos no projeto foram selecionados objetivando a discussão sobre
aspectos relacionados à valorização da vida humana de acordo com as premissas
da Campanha da Fraternidade.
Conversa informal sobre a campanha da fraternidade;
Histórias
Pintura livre
Desenho livre
Colagem
Confecção do cofrinho
Construção de murais
Vídeos
Músicas
Teatro com o coelhinho da páscoa
Culminância
Festa
da páscoa com distribuição de ovos e teatro.
Avaliação
Será
contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com as professoras.
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