sexta-feira, 24 de abril de 2015



 

 

Justificativa

 

A educação em valores, que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, na escola, nas manifestações culturais, nos movimentos e organizações sociais, é uma questão fundamental da sociedade atual.


Entre as diferentes ambiências humanas, a escola tem sido historicamente, a instituição escolhida pelo Estado e pela família como o melhor lugar para o ensino aprendizagem dos valores, de modo a cumprir, em se tratando de educação para a vida em sociedade, a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho.


Sendo assim, caberá às instituições de ensino a missão de ensinar valores no âmbito do desenvolvimento moral dos educandos, através da seleção de conteúdos e metodologias que favoreçam temas transversais (justiça, solidariedade, ética etc.), presentes em todas as matérias do currículo escolar, utilizando-se, para tanto, de projetos interdisciplinares de educação em valores, aplicados em contextos determinados, fora e dentro da escola.

 

Objetivo Geral

 

Desenvolver a concepção de valorização da vida humana, relacionando a Páscoa com a Campanha da Fraternidade.

   

Objetivos:

·         Divulgar a Campanha da Fraternidade na atualidade das crianças, ou seja, servindo-nos de personagens e histórias que as mesmas aprovam.                                

·         Desenvolver e aprofundar o espírito solidário nas crianças, para isso, a Campanha da Moedinha, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

·         Escolher uma Entidade Assistencial para a doação;

·         Confeccionar os cofrinhos para a coleta das moedinhas.

 

Desenvolvimento

 

            Os conteúdos desenvolvidos no projeto foram selecionados objetivando a discussão sobre aspectos relacionados à valorização da vida humana de acordo com as premissas da Campanha da Fraternidade.

*      Conversa informal sobre a campanha da fraternidade;

*      Histórias

*      Pintura livre

*      Desenho livre

*      Colagem

*      Confecção do cofrinho

*      Construção de murais

*      Vídeos

*      Músicas

*      Teatro com o coelhinho da páscoa

 

Culminância

Festa da páscoa com distribuição de ovos e teatro.

 

Avaliação

Será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com as professoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário