quarta-feira, 30 de julho de 2014

PROFISSÕES


Profissões e sua importância para a nossa sociedade

Duração: 3 semanas

 

Justificativa

A criança desde muito cedo apresenta grande interesse pela vida do adulto, e é desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam valorizam o respeito das diversas profissões. O tema profissões busca propor e discutir entre as crianças, conhecendo as profissões dos próprios pais e dos pais dos demais colegas, com esse pressuposto a ser estudado as crianças passará a conhecer o perfil dos profissionais da nossa comunidade e a diversidade e suas contribuições para a nossa sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.

Através do tema profissões as crianças irão valorizar e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, percepção auditiva e visual.

Objetivo Geral

Mostrar as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidade das crianças com relação às profissões dos seus pais.

Objetivos Específicos

ü  Conhecer os diversos tipos de profissões;

ü  Desenvolver a linguagem oral e escrita;

ü  Desfazer qualquer forma de preconceito que possa existir sobre as profissões;

ü  Desenvolver a criatividade.

Metodologia

Ø  Roda de conversa: Quem sou eu? O que é profissão? Qual conhece? O que quero ser quando crescer? Fazendo um levantamento prévio do conhecimento das crianças;

Ø  Apresentar objetos que caracterizem diferentes profissões;

Ø  Confecção de mural através da releitura de Romero Brito;

Ø  Entrevista com o pai ou a mãe sobre a profissão que cada um exerce;

Ø  Reproduzir a profissão da mãe através da confecção de instrumentos de trabalho com a releitura de Romero Brito.

Ø  Convidar um pai ou uma mãe que exercem profissões diferentes para falar um pouco sobre ela na sala de aula;

Ø  Apresentar fotos do artista Romero Brito e suas obras, enfatizando sua profissão: Pintor;

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