sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ADAPTAÇÃO


 
Bem vindos à creche

Acolhendo com carinho

 

Justificativa

Com o novo ano letivo que começa, dá-se início a readaptação dos alunos que já frequentavam a escola e também a adaptação dos alunos novos. São muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos, etc. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das educadoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.

Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos.

Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida que vão conhecendo as educadoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.

Objetivos Específicos

·         Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.

·         Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)

·         Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas

·          Mediar as experiências da criança com a cultura

·         Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;

·         Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;

·         Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades dos alunos para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada aluno;

·         Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.

·         Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;

·         Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;

·         Desenvolver a linguagem oral e corporal;

·         Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);

·         Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;

·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

·         Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;

·         Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);

·         Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;

·         Desenvolver a percepção visual e auditiva;

·         Desenvolver a motricidade fina e ampla;

·         Promover a integração família e escola;

·         Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);

·         Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro.

 Conteúdos

 Sócio Afetivo

·        Integração, socialização

·        Comunicação

·        Afetividade (vínculo)

·        Autoestima

·         Autonomia

Música

Canções variadas

Movimento

Equilíbrio e coordenação:

- Arrastar-se

- Engatinhar

- Andar

- Rolar

- Correr

- Saltar

Artes Visuais

Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc.

Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.

Linguagem oral e escrita

Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos.

Narração de histórias;

Estimulação da fala, sons e balbucios.

Natureza e sociedade

Conhecimento do corpo.

Manuseio de sucatas.

Matemática

Conhecer e explorar as formas geométricas.

Procedimentos/ Atividades

Histórias narradas.

Teatros de fantoches e dedoches.

Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.

Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.

Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.

CD de músicas de vários ritmos.

DVD musical.

Passeios pelas dependências da escola: cozinha, terraço, salas de aula, etc.

Brinquedoteca;

Atividades com tintas, pincel, giz, etc.

Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.

Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.

Modelagem de massinha de modelar.

Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).

Brincar com fantasias.

Cronograma de Atividades

Avaliação

Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com base nos registros feitos ao longo do projeto, que fará parte do relatório avaliativo do semestre.

 

Sugestões de atividades

A MÚSICA DOS NOMES

Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador. Cantar músicas como: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reunir a turma em um local agradável e cantar. As crianças também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

TEATRO DE BONECOS

Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sentar com as crianças no chão e usando os fantoches para conversarem com cada uma. Fazendo perguntas como:- Quem trouxe você para a escola hoje? Você tem amigos? Quem são?- Você já brincou no parque? Você já tomou café?

MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ

Com o objetivo de tranquilizar se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares. Distribuir uma folha de papel e giz de cera para cada criança e pedir que faça um desenho aos pais, como se fosse uma carta. Quando todas terminarem os desenhos, Colocar os devidos nomes nas cartas para serem entregues quando os pais chegarem.

CUIDADO COM O MASCOTE

Para essa brincadeira precisará de bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas ou construir um boneco para ser o mascote. Com o objetivo de brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro, necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Vamos propor que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.

CHUVINHA DE PAPEL

Precisará de revistas e jornais velhos. Sentar com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Vamos permitir que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Juntar os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos. Servirá para comemorar o carnaval.

JOGO DAS EXPRESSÕES

Desenhar na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos como: tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.

A partir das expressões aqui apresentar poderá dar inicio a construção dos combinados, onde deverão ser construídos com as crianças através de faixas com os combinados  e as expressões que retratam cada ação.

TEXTURA

Usando lixa, faremos pintura com giz. As crianças vão perceber diferentes efeitos ou tonalidades de um giz, por exemplo, quando usado sobre superfícies diferente.

CORRIDA DE OBSTÁCULOS

O material necessário será: Colchonetes, tatames ou tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.

OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.

PREPARAÇÃO: Organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos. Propor às crianças diferentes movimentos: rolar com braços e pernas esticados, para a frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em ziguezague; andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para a frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário