JUSTIFICATIVA:
Com
o passar dos anos o ingresso da mulher no mercado de trabalho se fez mais e
mais necessário para a maioria das famílias, diminuindo assim, o tempo
disponível para a dedicação aos filhos. Por isso, é de suma importância
trabalhar esse tema. Através do qual as crianças poderão compreender o motivo
delas ficarem na Creche para suas mães trabalharem e a importância desse
trabalho para o bem estar da família.
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar as crianças sobre a
importância da participação
de toda a família na educação deles, tarefa esta que antes era quase exclusiva
da mãe.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:















EIXOS
TEMÁTICOS







METODOLOGIA:




















RECURSOS:










CULMINÂNCIA:


AVALIAÇÃO:
Avaliação
será contínua, através da observação e registro do desempenho da criança no
desenvolvimento de suas atividades.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Em outra aula, apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra Pedreiro, por exemplo e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.

Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Organize um painel de registro com textos coletivos.

Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e fazer desenhos. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas para representar as profissões.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.
Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.

Em
roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no
quadro, com letra de imprensa maiúscula.
Comentar
com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O
que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras profissões eles conhecem e
explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade. Trabalhar o
sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como
valor.
Elaborar
com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de
desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e
as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o
professor pode atuar como escriba dos alunos.

Sentados
em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou
pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome
da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever no quadro o
nome da profissão. O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda. Sugestões:
Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos;
cuida dos doentes; Faz comida; ensina crianças etc.
SUGESTÃO:
Discuta
a questão do trabalho infantil com seus alunos. Pergunte aos alunos se eles
conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda também ou só trabalha.
Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar
Produto final

Convide as outras turmas para o evento. Você mesmo
pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação
e a importância desta profissão para a sociedade.
*Pode-se ser feito um reconhecimento das profissões
desenvolvidas na Creche como: Cozinheira, Auxiliar de serviços, Médicos, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário