segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FOLCLORE

IDENTIFICAÇÃO
Projeto: FOLCLORE É CULTURA
Período de Realização: Mês de agosto
Grupo Envolvido: Educadoras e crianças da educação Infantil 
Educadoras Responsáveis: Ana Maria, Crisleide, Magaly, Lúcia, Elâine, Ivanilda, , Regina, Raimunda, Claudineide, Rita, Dalciane, Eunice, Flaviana.
Coordenação do Projeto: Patricia

JUSTIFICATIVAO projeto será desenvolvido através de pesquisas, elevando o conhecimento deles. É importante valorizar o folclore: ele representa o mais alto valor de uma nação, não importa em que setor se encontra ou a forma como pode ser classificado, pois está presente em todos os momentos de nossa vida, na canção de ninar, nas histórias, nos quitutes, nas cantigas de roda e brincadeiras, na maneira de falar.
O folclore brasileiro é muito variado, e as diversas regiões costumam apresentar manifestações específicas, de acordo com a formação cultural de seu povo. O folclore brasileiro abrange vários tipos de manifestação, desde as crendices, lendas e superstições até os folguedos e as festas populares, passando por danças e comidas típicas.
O projeto contribuirá para que os alunos desenvolvam atividades e vivenciem, de maneira concreta, as lendas, poesias, cantigas de roda, em um trabalho coletivo.
OBJETIVO GERAL
Identificar e reconhecer as tradições de um povo e suas manifestações, valorizando a maneira de agir, pensar e sentir.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incentivar a pesquisa;
Identificar o que é folclore;
Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
Estimular a criatividade e a imaginação;
Valorizar a diversidade cultural;
Promover a conscientização das diferenças culturais e a integração entre escola, pais e alunos;
Levar o aluno a ter respeito pela cultura e pelos costumes;
Conhecer a importância do folclore para a comunidade.
Repassar valores culturais.
Resgatar a importância do Folclore.
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
Desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
Socializar;
Estimular o ritmo;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Desenvolver a criatividade;
Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias;
Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
Valorizar a diversidade cultural;
Estimular o ritmo.


EIXOS TEMÁTICOS
·         Natureza e sociedade;
·         Linguagem oral e escrita;
·         Artes visuais;
·         Identidade e autonomia;
·         Matemática;
·         Movimento;
·         Música.
·          
ESTRATÉGIAS
- Conversa informal;
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
-
Questionaremos com os pais , quais as brincadeiras que eles já brincaram antigamente e com seus filhos, resgatando assim as brincadeiras de antigamente;
- Representação de cantigas de roda e parlendas,
- Confecção de móbiles referente as parlendas trabalhadas,
- Roda da conversa,
Lendas  
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
*As lendas serão apresentadas através de personagens vivos, onde as professoras irão se caracterizar de acordo com a lenda e apresentar em um cenário para cada turma, no terraço.
- Trabalhar com as lendas, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos
- Confecção de máscaras variadas.
- Jogos de memória, confeccionados pelos próprios alunos.
- Artes de modelar

RECURSOS 
*Livros de Histórias sobre folclore;
*Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex.
*Argila ou massinha para modelagem;
*Materiais para oficina de Artes: garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, seda, fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas;
*Vídeo: Sítio do Pica-pau Amarelo.

AVALIAÇÃO
       A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema.
CULMINÂNCIA
Finalizaremos o projeto com a exposição dos trabalhos realizados pelas crianças e com uma apresentação de um teatro composto pelos personagens das lendas folclóricas .

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