segunda-feira, 7 de maio de 2012

 CRECHE RITA ALEXANDRINA FERREIRA


IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Quanta profissão legal!
Período de Realização: 2 semanas
Grupo Envolvido: Educadoras e crianças da educação Infantil 
Educadoras Responsáveis: Ana Maria, Crisleide, Magaly, Lúcia, Elâine, Ivanilda, Ausilene, Regina, Raimunda, Claudineide, Rita, Dalciane, Eunice.
Coordenação do Projeto: Patricia

JUSTIFICATIVA:
Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados, a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar às crianças conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.
Compartilhe

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Desenvolver conhecimentos sobre a vida social.
●  Conhecimento algumas profissões e suas características, curiosidades e importância na sociedade;
· Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões;
· Desenvolver a criatividade;


ESTRATÉGIAS
•Roda de conversas: Quem sou? O que quero ser quando crescer? Que profissões conheço? Qual a função de cada uma? O que as diferencia das outras?
•Trazer objetos que caracterizem diferentes profissões. Pode-se criar um baú. Apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente.
•Mural de figuras e/ou desenhos.
•Entrevistas com o papai e a mamãe: Qual a profissão de cada um? O que fazem?
•Convidar um pai e/ou uma mãe de diferentes profissões para palestra em sala de aula.
•Poemas e músicas:
Em roda de conversa fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que a mãe e pai faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões no quadro.
Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostaram.


● 1ª ETAPA

Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Em outra aula, apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotógrafo, por exemplo  e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.

2ª ETAPA

Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Organize um painel de registro com textos coletivos.

3ª ETAPA

Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e  fazer desenhos. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas para representar as profissões.


Materiais necessários
Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.

Sugestões de atividades
•Livro das profissões:
Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
Elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.
•Jogos e brincadeiras:
Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na quadro o nome da profissão. O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda. Sugestões: Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; Faz comida; ensina crianças etc.
•SUGESTÃO: Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos. Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda também ou só trabalha. Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar?

RECURSOS:
         Fotos;
         Músicas;
         Livros;
         Sucatas diversas;
         Revistas;
         Materiais escolares em geral.


Produto final

Desfile de uniformes

Convide as outras turmas para o evernto. Você mesmo pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação e a importância desta profissão para a sociedade.
*Poderia ser feito um reconhecimento das profissões desenvolvidas no local de trabalho, como: cozinheira, auxiliar de serviços, médicos, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, no decorrer do projeto, verificando a participação, mudanças de atitude e no faz-de-conta, observando se as crianças enriqueceram o jogo simbólico e utilizaram o conhecimento adquirido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário