segunda-feira, 26 de março de 2012






CRECHE RITA ALEXANDRINA FERREIRA


IDENTIFICAÇÃO

Projeto: PÁSCOA, UMA FESTA CRISTÃ
Período de Realização: 26/03 à 04/04
Grupo Envolvido: Educadoras e crianças da educação Infantil
Educadoras Responsáveis: Ana Maria, Crisleide, Magaly, Lúcia, Elâine, Ivanilda, Ausilene, Regina, Raimunda, Claudineide, Rita, Dalciane, Eunice.
Coordenação do Projeto: Patricia


JUSTIFICATIVA
O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileiras, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) o significado da Páscoa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Entender o significado da Páscoa;
• Diferenciar o sentido espiritual do comercial;
• Propor as boas ações, a solidariedade;
• Conhecer a origem da Páscoa;
• Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
• Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.
• Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.


EIXOS TEMÁTICOS
• Natureza e sociedade;
• Linguagem oral e escrita;
• Artes visuais;
• Identidade e autonomia;
• Matemática;
• Movimento;
• Música.

PROCEDIMENTOS

• Dramatização;
• Confecção de bombons (trabalhar a receita);
• Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
• Cantar músicas referentes ao tema;
• Elaborar textos referentes ao tema;
• Pesquisas;
• Confecção de cartazes;
• Recorte e colagem;
• dobraduras;
• Desenho livre;
• Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema:
• Produção de Textos coletivos;
• Conversas informais;
• Leitura de história sobre o tema;
• Explorar as cores;
• Modelagem;
• Pintura;
• Molde vazado;
• Roda cantada;
• Música referente ao tema;
• Dança;
• Pequenos jogos;
• Confeccionar máscaras de coelho;
• pintura dos símbolos da páscoa utilizando giz de cera e tinta;
• jogo "coelhinho sai da toca";
• oficina de culinária (brigadeiro de cenoura);
• confecção de ninhos de páscoa com sucata;
• pintura do rosto imitando um coelhinho;
• explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele come, qual a cor dos seus olhos e pêlo...).

RECURSOS
• Textos co a história do bairro;
• Fotos;
• Músicas;
• Livros;
• Sucatas diversas;
• Revistas;
• Materiais escolares em geral.

AVALIAÇÃO

É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todos os momentos do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores.

CULMINÂNCIA
• Exposição dos trabalhos das turmas.
• Movimento social (apresentação de teatro para as turmas)






Nenhum comentário:

Postar um comentário