segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ADAPTAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO

Projeto: SOCIALIZANDO A CRIANÇA AO AMBIENTE ESCOLAR
Período de Realização: Mês de janeiro.
Grupo Envolvido: Educadoras e crianças da educação Infantil
Educadoras Responsáveis: Ana Maria, Crisleide, Magaly, Raquel, Elâine, Flaviana, Ausilene, Regina, Raimunda, Claudineide, Rita, Dalciane, Eunice.
Coordenação do Projeto: Patricia


Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

Objetivo Geral:
Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades.

Objetivos Específicos:
Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar;
Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
Identificar algumas pessoas e suas funções no ambiente escolar;
Construir a própria imagem e da identidade;
Valorizar a própria identidade;
Reconhecer sua posição e orientar-se nos espaços físicos da escola;
Manifestar as próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
Desenvolver hábitos de autonomia com seus pertences;
Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
Demonstrar interesse pela relação afetiva com as educadoras e com os companheiros;

Eixos temáticos
• Natureza e sociedade;
• Linguagem oral e escrita;
• Artes visuais;
• Identidade e autonomia;
• Matemática;
• Movimento;
• Música.



Estratégias

Conversas, relatos de vivências, narração;
Nomear a professora, funcionários e colegas;
Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
Elaboração oral e coletiva de regras de convivência;
Orientação Espacial;
Percurso de trajeto, localização;
Jogos matemáticos;
Leitura de calendário;
Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
Observação dos diferentes ambientes do espaço escola;
Pintura livre;
Modelagem;
Recorte e colagem;
Fantoches, vídeos;
Roda cantada;
Dança;
Jogos simbólicos;
Esquema corporal;
Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

Recursos:
• Textos co a história do bairro;
• Fotos;
• Músicas;
• Livros;
• Sucatas diversas;
• Revistas;
• Materiais escolares em geral.


Avaliação

A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário