IDENTIFICAÇÃO
Projeto: BRINCANDO COM O FOLCLORE
Período de Realização: 18/08 à 02/09
Grupo Envolvido: Educadoras e crianças da educação Infantil
Educadoras Responsáveis: Ana Maria, Crisleide, Magaly, Raquel, Elâine, Flaviana, Regina, Raimunda, Ivanilda, Rita, Dalciane, Eunice, Regina.
Coordenação do Projeto: Patricia
JUSTIFICATIVA
A história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo. A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.
Entendemos que o folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Portanto, O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.
OBJETIVO GERAL
Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas , valorizando a diversidade cultural das várias regiões do Brasil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular as brincadeiras lúdicas com as criança;.
• Ampliar a linguagem oral;
• Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias;
• Promover o interesse por manifestações artísticas;
• Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
• Estimular o raciocínio;
• identificar o que é folclore;
• Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
• Estimular a criatividade e a imaginação;
• Valorizar a diversidade cultural;
• Promover a conscientização das diferenças culturais e a integração entre escola, pais e alunos;
• Repassar valores culturais;
• Resgatar a importância do Folclore;
• Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas;
• Desenvolver e estimular a coordenação visomotora;
• Estimular o ritmo;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Desenvolver a criatividade.
EIXOS TEMÁTICOS
• Natureza e sociedade;
• Linguagem oral e escrita;
• Artes visuais;
• Identidade e autonomia;
• Matemática;
• Movimento;
• Música.
ESTRATÉGIAS
- Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações-problema em matemática);
- Questionaremos com os pais , quais as brincadeiras que eles já brincaram antigamente e com seus filhos, resgatando assim as brincadeiras de antigamente.
- Representação de cantigas de roda e parlendas
- Confecção de móbiles referente as parlendas trabalhadas
- Roda da conversa
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
*As lendas serão apresentadas através de personagens vivos, onde as professoras irão se caracterizar de acordo com a lenda e entrar nas turmas. As lendas ser
- Trabalhar com as lenda, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos
- Confecção de máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora).
- Jogos de memória, confeccionados pelos próprios alunos.
- Artes de modelar o cachimbo do "saci-pererê" e o "Bumba-meu-boi".
RECURSOS
*Livros de Histórias sobre folclore;
*Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex.
*Argila ou massinha para modelagem;
*Materiais para oficina de Artes: garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, seda, fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas;
*Vídeo: Sítio do Pica-pau Amarelo.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação dos alunos na rodinha, que se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, e com o registro da participação feito pela professora, se dando de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem.
CULMINÂNCIA
Finalizaremos o projeto com a exposição dos trabalhos realizados pelas crianças e com uma apresentação de um teatro compostos pelos personagens das lendas folclóricas.
uma pequena observação, as postagens estão legais, mas ficaria mais interessante, se vocês colocasem umas imagens referente ao tema no qual vocês estão trabalhando. ex: Festas Juninas, colocar uns desenhos, das crianças mesmo, os trabalhos deles, isso chama mais a atenção do leitor, e valoriza mais o trabalho de vocês.
ResponderExcluirAbraços e Saudades de vocês.
Jéssica Laine.